Initiative

  • Campanha Internacional Por Políticas de Cuidado Integral para Mulheres
    Promoting Organizations:
    Brief description (Purpose or mission of your initiative, what it wants to transform, etc.):

    A Campanha Internacional Por Políticas de Cuidado Integral para Mulheres incidirá politicamente em prol de Políticas Públicas que garantam a todas as mulheres seus direitos ao cuidado e autocuidado. Além de articulação política na luta por legislações e programas de ação governamental, proporemos Seminários de Formação para agentes sociais que atuam diretamente com mulheres em situação de violências e para funcionári@s de Secretarias de Saúde, Educação, Ass. Social, da Mulher, assim como Conselheir@s Municipais/Estaduais destas pastas. Esta formação abarcará três módulos: Cuidando de quem cuida; Educação em Direitos Sociais; e Fortalecimento das redes de atenção, numa perspectiva da intersetorialidade no enfrentamento às vulnerabilidades das mulheres empobrecidas no campo e na cidade, prioritariamente negras e indígenas. Além disso, articularemos uma campanha de comunicação sobre a pauta das Políticas de Cuidado Integral.

    How promoting group is organized and criteria for considering inclusion of new entities in the group:

    As coletivas e Organizações estão articuladas, a partir da Coletiva CAIANA, para atuarem nos Núcleos Locais da Escola Decolonial de Cidadania para Mulheres Populares e Diversas. Outras coletivas e organizações podem se somar na incidência política e ações formativas em seus territórios, realizando trabalho de base com agentes que atuam com mulheres em situação de vulnerabilidade e incidindo politicamente em prol de legislações e políticas públicas que garantam o direito das mulheres ao autocuidado e ao cuidado coletivo.

    Scope: International
    coletivacaiana@gmail.com
    Type of initiative: Public Campaign
    Main activity area: Feminism
    Where is the initiative located?: Other
    Public actions description and dates for this initiative:

    Campanha Virtual de comunicação que visibilize o quanto as mulheres racializadas e empobrecidas pelo capital são as que mais sofrem com processos de acumulação, guerras, desigualdades sócio-econômicas, racismo ambiental etc. Serão realizados encontros virtuais e presenciais para aprofundar conceitos e práticas, assim como construir uma agenda de incidência política em prol de legislações e políticas públicas de cuidado integral para mulheres.

    Public action n°1:

    Lançamento da Campanha Internacional Por Políticas de Cuidado Integral para Mulheres

    Public action date n°1: Sun, 11/20/2022 - 16:00
    Brief description n°1:

    Encontro virtual para explicitar estratégias de incidência política e formação nos territórios e oficina "Cuidando de quem cuida: As Tessituras da Vida como Marco Identitário de Muitas", abarcando Memória, Escrita e Cuidado por meio da fala, escuta ativa e produção artística manual. Compartilhamento de práticas de autocuidado e cuidado coletivo (terapias caseiras ancestrais, técnicas de respiração e diversas terapias integrativas).

    Place n°1:

    Online

    Public action n°2:

    Da Casa Grande-Senzala à Pedagogia da Autonomia

    Public action date n°2: Sun, 07/09/2023 - 16:00
    Place n°2:

    Online

    Brief description n°2:

    Resgate da construção das Políticas Sociais no Brasil desde o período Colonial até a participação ativa da Sociedade Civil e dos Movimentos Sociais Organizados. A resistência das populações racializadas com seus conhecimentos ancestrais, preservação do meio ambiente, práticas de agricultura, artesanato, gastronomia e ciência. Em ambiente presencial e virtual será explanado o conteúdo, troca de saberes e abordagem de conhecimentos prévios com as mulheres que atuam nas redes de atendimento a mulheres em situação de violência; identificação e mapeamento das práticas voltadas às questões étnico-raciais em diferentes países.

    Public action n°3:

    Entrelaçando Redes com Afeto

    Public action date n°3: Mon, 11/20/2023 - 16:00
    Brief description n°3:

    Definição de uma agenda global de incidência política por legislações e políticas públicas que garantam o cuidado integral de mulheres, assim como entrelaçamento de redes locais/regionais numa Rede Internacional de Cuidado entre Mulheres.

    Place n°3:

    Online